Serviços
Implantes cerâmicos
Sem metal uma alternativa aos implantes de titânio. Superfície com macro e micro rugosidade com capacidades de osseointegração revolucionárias e menos aderência de placa bacteriana. Cerâmica de zircônia de elevado desempenho (Y-TZP) com maior resistência à fadiga que os implantes de titânio de grau 4. Estética superior, o implante cerâmico possui tom marfim, tal como a raiz de um dente natural, e que não transparece, mesmo em casos combiotipos de gengiva fina. Flexibilidade – monotype (corpo único) ou two pieces (cimentado ou aparafusado).
Saiba mais – link - https://www.straumann.com/content/dam/media-center/straumann/pt/documents/brochure/product-information/490.281-pt_low.pdf
Exodontia minimamente traumática
Extração dental com a preservação do arcabouço (tecidos ósseos e gengivais) e alvéolo dental, proporcionando a redução dos traumas ao paciente e permitindo maior viabilidade clínica na reabilitação com implantes.
Implantodontia
A ausência do elemento dental afeta a mastigação, a fonação, a estética, causa desequilíbrio músculo esquelético e problemas biopsicossociais. A reabilitação com implantes restabelece não somente o equilíbrio da mastigação, mas também de todo sistema estomatognático. Oferecemos tratamentos com diferentes sistemas e marcas de implantes, se adaptando a necessidade de cada paciente.
Remoção segura do amálgama dental
O amálgama dental é uma liga metálica que contém mercúrio, sua utilização tem sofrido restrições no decorrer dos tempos. Já é proibido na Suécia, Noruega, Dinamarca, Alemanha, Bulgária, Vietnã, Tailândia e Japão. No Brasil a Anvisa proíbe a fabricação, a importação, a comercialização e o uso em serviços de saúde do mercúrio e do pó para liga de amálgama não encapsulada - RDC 173/19.
O tema é polêmico, o próprio CFO intitula a prática como “o mito da remoção segura do amálgama”, causando perplexidade em muitos cirurgiões dentistas, diante de numerosos estudos que demonstram a toxidade do mercúrio, por ser extremamente volátil liberando vapor metálico inodoro e incolor à temperatura acima de 12oC. A tese do CFO é que o mercúrio do amálgama se encontra em sua forma inorgânica e que sua liberação no organismo é segura. Leia na íntegra a matéria do CFO - https://website.cfo.org.br/o-mito-da-remocao-segura-de-amalgama-e-a-odontologia-biologica.
Por outro lado, a Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia (IAOMT) com sede em Davenport, Flórida, EUA, rede global de dentistas, profissionais de saúde e cientistas que pesquisam a biocompatibilidade de produtos odontológicos, incluindo, não só os riscos do amálgama, mas também do fluoreto, canais radiculares e osteonecrose do maxilar. Clique aqui para acessar o site e ter acesso aos artigos científicos - https://pt.iaomt.org/recursos/fatos-de-merc%C3%BArio-dental/
A Biomund adota a remoção segura do amálgama como medida preventiva de saúde pública, além de conscientizar a população sobre o risco do mercúrio, que está presente na comida, ar e cosméticos. A técnica em si consiste no reforço dos equipamentos de proteção individual, tanto aos profissionais, como aos pacientes, bem como cuidados com a contaminação do ambiente. Leia mais sobre intoxicação e consequências do mercúrio no site da OMS (https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mercury-and-health) e a participação do CFO na Convenção de Minamata (https://website.cfo.org.br/cenario-e-tendencias-pos-convencao-de-minamata-para-a-odontologia-e-destaque-no-modulo-14-da-arena-cfo-no-ciosp/).
Ozônioterapia
A ozoniterapia tem como diferencial elevada ação antimicrobiana, além de atuar diretamente na resposta imunológica e favorecer o reparo em cirurgias gerais, implantes, doenças da gengiva, tratamento endodôntico e controle da dor orofacial. A Resolução CFO Nº 166 DE 24/11/2015, publicada no Diário Oficial em 8 de dezembro de 2015, reconhece e regulamenta o uso pelo cirurgião-dentista da prática da Ozonioterapia. A publicação representa uma grande conquista para a Ozonioterapia no Brasil e no mundo.
Plasmoterapia (PRF)
O plasma rico em fibrina (PRF) é utilizado na odontologia em cirurgias, enxertos, harmonização orofacial, periodontia, entre outras. Na cirurgia usamos o PRF para enxertos autólogos com objetivo de acelerar a cicatrização e a regeneração óssea, resultantes de procedimentos operatórios como extração e implantes. O plasma é obtido através da centrifugação do sangue do próprio paciente. Proporciona uma série de benefícios pós-operatórios e preventivos. A RESOLUÇÃO CFO-153, de 07 de janeiro de 2015 regulamenta o uso de Hemocomponentes na prática clínica odontológica.
Laserterapia
Atua na reparação tecidual (bioestimulação), analgesia e desinflamação, aceleração da cicatrização pós cirúrgica e ferimentos, diminuição do edema, hematoma e escaras e redução antimicrobiana. A laserterapia está regulamentado pelo CFO através da RESOLUÇÃO CFO-82, de 25 de setembro de 2008.
Tratamento de DTM através da biocibernética bucal
A Bio Cibernética Bucal (BCB) é o nome de uma das várias escolas odontológicas existentes, a partir das diferentes interpretações do conceito da oclusão, e que foi criada por dois cientistas brasileiros no começo dos anos 70. (Dr. Mario Baldani e Dr. Denisar L. Figueiredo). A BCB é a “ação de relação programada”, ou seja, o quanto nossa programação pós-genética, pode ser beneficiada ou interferida pelos dentes ou pela mastigação em relação biológico-postural-cultural no alívio das tensões, numa tentativa de reequilibrar essas relações". Em outras palavras a boca dá a condição de manutenção e preservação do eixo postural. As dores posturais (inclusive na coluna vertebral) têm íntima relação com problemas respiratórios, dores na ATM (articulação têmporo mandibular), dores de cabeça e com a boca. A BCB propõe uma adequada reprogramação muscular com o uso de dispositivos intra-orais, reabilitação com implantes e próteses, fisioterapia de ATM e fonoaudiologia, assim como os tratamentos para dor orofacial.
Produtos odontológicos BPA free
“A saúde humana, em especial no tocante ao sistema endócrino, tem sido colocada em risco devido a interação com certos produtos químicos que, inalados, ingeridos através da água e/ou alimentos, ou absorvidos através da pele ou da mucosa oral (materiais envolvidos em tratamento odontológico), desencadeiam reações alérgicas, aumento de enzimas hepáticas relacionadas com a cirrose e de biomarcadores inflamatórios, além de doenças no aparelho reprodutor, anovulação, processos tumorogênicos, obesidade, diabetes, hipertensão e cardiopatias, por exemplo. Tais efeitos variam com o tempo de exposição, concentração, carga genética e período de vida do indivíduo submetido aos mesmos. Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico dos resultados divulgados sobre a toxicidade dos disruptores endócrinos sintéticos derivados de ftalatos e Bisfenol-A (BPA) e utilizados na formulação de resinas (compostas e acrílicas) e selantes odontológicos” (Toxicidade de Disruptores Endócrinos Sintéticos Manipulados em Odontologia A. M. Q. LÓPEZ1,∗ , M. B. PONTES1 , M. C. TENÓRIO1 , [1] Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil, Submetido em 05/02/2015; Aceito em 25/05/2015; Publicado em 24/12/2015).
No Brasil, o Bisfenol A em garrafas plásticas, mamadeiras, copos para bebês e em plásticos variados está proibido desde 2011, por meio da RESOLUÇÃO - RDC Nº 41/11. Para as demais aplicações o BPA ainda é permitido, mas a legislação estabelece limites.
Sua extinção em produtos odontológicos no Brasil caminha a passos lentos, mas já se encontra algumas opções no mercado.
Nosso objetivo é trazer esse alerta para a população, atuando preventivamente, sobretudo em grupos de maior risco a disruptores endócrinos, como gestantes, crianças e indivíduos preocupados com o tema.
Coroas e próteses metal free
O conceito de prótese dental metal free é um avanço dentro da odontologia na fabricação de coroa, faceta, lente e outras restaurações indiretas, além de próteses sobre implante. São fabricadas em cerâmica vítrea de dissilicato de lítio ou em zircônia, materiais isentos de metais, oferecem alta resistência, durabilidade e translucidez, tendo um resultado mais natural e duradouro, comparado às próteses que contém metal.
Day Clinic
Pacientes que moram longe e com pouca disponibilidade de tempo, desenvolvemos um tratamento com o maior número de intervenções odontológicas no menor espaço de tempo possível. Os procedimentos são planejados e otimizados de forma a reduzir ao máximo o tempo do tratamento, sem perder a qualidade e a excelência do trabalho executado.